Os valores cristãos são fundamentais na formação das crianças e jovens, visto que a solidariedade e o pluralismo são princípios da religião que servem tanto para uma educação mais completa, quanto para uma vivência em sociedade mais íntegra.
Segundo pesquisa do Datafolha, 50% dos brasileiros se consideravam católicos em 2019. Mas a verdade é que, mesmo metade do país sendo cristão, ainda existe muita desigualdade, fome e crueldade.
Essas atitudes vão em desencontro com tudo que a religião prega, o que significa que mesmo as pessoas sendo cristãs, não estão praticando seus valores. Por isso, neste post falaremos um pouco sobre como os valores cristãos influenciam na formação. Boa leitura!
Quais são os principais valores cristãos?
Para entender como o cristianismo influencia na formação de crianças e jovens, é necessário compreender quais são os valores que essa religião tem como pilares.
Em síntese, a religião cristã reitera o amor pelo próximo independente de cor, crenças religiosas, raça, sexualidade ou qualquer distinção. Além disso, propaga a bondade e a doação, já que todos somos iguais perante a Deus.
Exemplo disso é um dos ensinamentos de Jesus, em João 15:12, que fala “que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei’’. Ou seja, deve-se amar o outro do mesmo modo que ama a ti mesmo e ao Criador. Além desses, outros valores do cristianismo são: honestidade, lealdade, solidariedade, tolerância, respeito etc.
Como eles influenciam na formação do aluno?
Como falamos acima, os princípios cristãos são elementos básicos para que a pessoa se torne um ser humano melhor, tanto para a sociedade como para o ambiente escolar.
Nesse sentido, uma escola com fundamentos cristãos tende a ser mais empenhada no desenvolvimento desses valores. Algo, portanto, que contribui na educação de cidadãos mais íntegros e empenhados em mudar a sociedade para melhor.
Qual o papel das escolas nessa formação?
O principal papel da escola é educar, diariamente, as crianças e jovens. Assim, ela funciona como um suporte entre o que é ensinado em casa, reforçando os valores que os pais passam para seus filhos e atuando em conjunto com a família. Logo, é essencial que a escola esteja em harmonia com as crenças e ideias de seus alunos.
Portanto, as escolas com fundamentos cristãos são guiadas pelos ensinamentos bíblicos. Ou seja, com a grade das matérias comuns, como português e matemática, e algumas disciplinas cristãs inclusas.
No entanto, os valores cristãos na escola não se resumem apenas a ensinar o que é dito na bíblia. Cabe a escola desenvolver um pensamento crítico no aluno diante de outras áreas do conhecimento, assim como a vivência em sociedade.
Consequentemente, a escola cumpre seu papel de formadora de cidadãos com opiniões próprias e princípios cruciais para um convívio pleno em sociedade, com empatia, igualdade, tolerância. E é disso que nossa sociedade precisa, não é mesmo?
O Colégio Patronato, por exemplo, é guiado pelo exemplo e pelos ensinamentos de São José, pai zeloso de Jesus Cristo e esposo amoroso de Maria. Recebemos alunos dos primeiros anos, na educação infantil, até os últimos anos da adolescência e preparação para a vida adulta, no ensino médio — sempre com o acompanhamento conjunto entre pais e escola.
Gostou deste post? Então saiba mais sobre o assunto lendo outro artigo do nosso blog: “Por que escolher a educação religiosa?”.
FONTE
A relação entre cristianismo e educação. Brasil Escola. Consultado em 05 de julho de 2022.