Conheça a história do Colégio Patronato
Padre Luiz Barbosa Moreira
Apresentação
O Patronato Pe. Luiz Barbosa Moreira é uma instituição educativa fundada pelas irmãs josefinas, comprometida com a formação integral de crianças e jovens, numa perspectiva humano-cristã.
Pertencente ao Instituto Josefino desempenha sua missão na sociedade sob as bênçãos e a proteção de São José, o patrono da igreja universal, assumindo o compromisso de educar com amor, para a responsabilidade, direcionando sua ação pedagógica para a construção de uma sociedade ética, cidadã, participativa e democrática.
Desafiada a atender os apelos contemporâneos, a pedagogia josefina traduz no seu cotidiano, formas novas de existir propondo alternativas que encorajam o protagonismo dos educandos para ler, interpretar e responder criticamente aos desafios e apelos do mundo moderno.
A ação evangelizadora da educação josefina está centrada na pessoa de Jesus Cristo, voltada para seu projeto de vida. Seu objetivo é ser presença acolhedora e libertadora, para contribuir com o resgate da dignidade de inúmeras crianças e jovens e encaminhá-los ao conhecimento de Jesus Cristo, no desejo de construir uma sociedade mais humana e fraterna.
Nossa missão:
Contribuir com a formação integral da pessoa, por meio de uma educação de qualidade, numa perspectiva evangélico-libertadora, assumindo compromisso com a vida e com a transformação da sociedade.
Nossa visão:
Ser referência em educação na cidade de Fortaleza, através de um ensino de qualidade e uma gestão integrada, imersos no carisma JOSEFINO, atraindo e fidelizando alunos para um mundo MAIS JUSTO E FRATERNO.
Nossos valores:

Nossa História
1953
Em 1953, na manhã do dia 21 de novembro, a residência das Irmãs Josefinas, localizada à Rua Cel. Guilherme Alencar, 121- Messejana, foi abençoada pelo Vigário da Comunidade, Pe. Francisco Pereira, recebendo o nome de Patronato Pe. Luiz Barbosa Moreira, em homenagem a um dos párocos que muito se empenhou pelas obras sociais daquela época.
Aos 24 de novembro do mesmo ano, passaram a residir nesta comunidade as Irmãs: Maria Luiza Fontenelle, Beatriz Vitorino Dantas, Leda Fernandes e Maria Helena Vasconcelos.

1954
1961
Por volta do ano de 1961, o Ginásio Artur Bernardes, localizado à Rua Pergentino Maia, próximo ao Patronato, foi assumido pelas Irmãs Josefinas através do Ensino Ginasial.
No decorrer desse processo educativo, as Irmãs Josefinas tomaram como propósito assumir somente as turmas do Pré-Escolar, isso porque Messejana já contava com escolas aptas para atender a faixa etária de 07 a 14 anos; enquanto as crianças de 3 a 6 anos necessitavam de uma educação mais específica. Foram elas que transformaram o Patronato numa entidade exclusivamente de pequeninos, no período de 1976 a 1993. Essa gente pequena tornou-se exigente através dos seus pais. Pediam insistentemente a formação do 1º grau. Conseguiram!

1994 a 2002

No período de 1994 a 2002, foi implantado o Ensino Fundamental, objetivando continuar seu processo de construção do conhecimento com base na formação da pessoa integral, orientada pelos valores humanos e cristãos. Em 2006, o Patronato dá continuidade a sua trajetória educacional com a abertura do Ensino Médio e, em 2008, com o Pré- Universitário, visando à promoção dos seus alunos nas diversas universidades do Estado do Ceará.
Atualmente, nosso Patronato tem em seu corpo Administrativo Débora Franco, Financeiro Raimunda do Nascimento Sodré, Pedagógico Luiza Andréa Sena, Direção geral Ir. Maria Benedita Souza Marques.
Atualmente, a Escola dispõe de educadores especializados e atende a uma clientela de 2 a 17 anos, que compreende do Infantil II ao Pré-Universitário.
Perfil do Educador Josefino
“O educador nas escolas católicas deve ser antes de tudo muito competente, qualificado e, ao mesmo tempo, rico em humanidade. Os jovens necessitam de qualidade de ensino e os valores não devem ser somente enunciados, mas testemunhados. A coerência é um fator indispensável na educação dos jovens. Não se pode educar sem coerência.” (Papa Francisco)
Na ação educativa desenvolvida pela família Josefina, o educador atua junto ao educando, estimulando seu protagonismo numa assistência individualizada e personalizada, educando para a fé e para a vida. Ele se faz presente, não como centro, nem como vigia, mas na amizade, no acolhimento e companheirismo, valorizando o educando e incentivando-o a descobrir e desenvolver suas potencialidades colocando-as a serviço do grupo. Como Educadores cristãos se propõem a seguir contribuindo para a formação de cidadãos competentes, críticos, reflexivos, participativos, livres, criativos e felizes, pela ação educativa inspirada nos princípios da Filosofia Cristã. Portanto, a educação Josefina não se mede pela assimilação de conteúdos programáticos, mas pela formação integral do educando, atingindo-o em todas as suas dimensões, numa busca conjunta, e esforços contínuos para a formação de homens e mulheres comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e humana. Neste sistema a educação é um referencial que integra o processo educativo em todas as dimensões, comprometendo educadores e educandos.
Queremos colaborar na construção de:
Pessoa (Sujeito):
- Homens e mulheres que respeitem e tolerem as diversidades culturais que marcam esse novo século em que vivemos. Que sejam sujeitos e agentes de seu desenvolvimento primando pela ética, e o cuidado com o planeta, nossa casa comum.
- Um sujeito questionador, participativo, consciente de sua função em uma sociedade premente de mudanças que provem do exercício da paz, justiça, igualdade, honestidade, dignidade, princípios morais geradores de uma sociedade menos competitiva e mais equilibrada.
Sociedade:
- Desejamos contribuir para a formação de uma sociedade mais humanizada, consciente, onde homens e mulheres sejam atuantes, altruístas, responsáveis, flexíveis, fraternos, críticos, otimistas e capazes de exercer seu papel social. Sendo assim, teremos com certeza, uma sociedade mais humana e fraterna, menos desigual e injusta, mais solidária, participativa e inclusiva, menos indiferente apática e consumista, portanto, mais critica e comprometida com a verdade.
- Que a globalização das relações através das redes sociais de comunicação e informação, favoreça também a globalização da solidariedade.
Escola:
- Queremos uma escola que tenha como finalidade formar pessoas na unidade integral do seu ser, intervindo com os instrumentos do ensino e aprendizagem em que se formam os critérios de juízo, os valores determinantes, os pontos de interesse, as linhas de pensamento, as fontes inspiradoras e os modelos de vida, como laboratório de convivência democrática, onde se aprende a conviver de forma construtiva para oferecer uma educação evangelizadora, comprometida com um mundo melhor e uma cultura de paz.
Nossa prioridade:
- Formar futuros cidadãos que sejam pessoas de bem, humanos, éticos, políticos, solidários; que saibam lidar com as diferenças, que busquem melhoras para o seu crescimento pessoal, profissional diante das oportunidades e que suas ações sejam estruturadas no amor ao próximo.
- Priorizara formação docente e potencializar a criticidade.
- Proporcionar um ensino de qualidade envolvendo a família como forma de fortalecer a construção de valores para assim formamos uma sociedade justa.
Consideramos os aspectos fundamentais a serem contempladas em nossa gestão:
- Ensino de qualidade;
- Construção dos valores éticos e morais;
- Gestão democrática e descentralizada;
- Interação entre educando, educador e família como corresponsáveis do processo de ensino aprendizagem;
- O cultivo do espírito de família;
- Incentivo ao perfil de um educador critico, comprometido, motivado e motivador na busca do saber.
- Formação de educandos críticos, ousados, corajosos que interajam com uma cultura da diversidade e da paz.
- Uma escola que trabalhe todos os aspectos de conhecimento de forma atrativa e dinâmica.
- Educar com processo que integra uma formação mais humanizada respeitando às individualidades e facilitando o entendimento e aceitação das diferenças sociais e humanas.
- Participação e envolvimento da família
- Integração na comunidade e seu entorno com ações de solidariedade.
O Patronato que sonhamos construir:
Preparado para: incluir, acolher, formar, ousar e qualificar os profissionais para consolidar a competência pedagógica que almejamos.
- Acolhedor, reflexivo, inovador, dinâmico e que escuta, levando em consideração as experiências dos alunos.
- Que valorize, defenda e acredite no trabalho do profissional.
- Que tenha um quadro de profissionais qualificados e bem remunerados.
- Comprometido com questões sociais e ambientais, que tenha sensibilidade e prática ecológica.
- Que proporcione vivência espiritual.
- Que seja uma escola acolhedora, inclusiva, com recursos específicos e geradora de valores por meio de projetos de formação humana baseados em conceitos religiosos.
- Que possibilite a interação entre a família e a escola.
- Transformador, participativo, democrático, organizado, criativo e integrado.
Os alunos que o Patronato busca formar:
- Educados, autônomos, comprometidos, conscientes, críticos, humildes, curiosos, investigativos, responsáveis, tolerantes e atuantes.
- Participativos, com desejo de aprender e com autonomia.
- Preparados, dedicados, envolvidos com os projetos escolares.
- Com voz e participação nas decisões acadêmicas, principalmente as que envolvam os interesses dos alunos.
- Preparados para a vida, para os exames nacionais, para o mundo profissional e para um bom convívio social.
- Pessoas éticas, de fé e de coragem.
O Profissional de Educação que o Patronato Deseja:
- Cristão, cidadão e ético.
- Convicto da sua escolha e entusiasmado com a profissão de educador.
- Comprometido, assíduo, participativo, responsável e carismático.
- Criativo, inovador, flexível, atualizado, sensível e humano.
- Que saiba gerir a sala de aula com competência e autoridade.
- Ousado na busca da excelência e na qualidade do seu trabalho como educador.
- Qualificado, experiente e inserido na era digital.
- Mais participativo nas decisões do processo organizacional do trabalho pedagógico.
- Que prepare aulas criativas, diversificadas e utilize as tecnologias.
- Que atenda às exigências da docência, planejando de maneira eficaz e cumprindo os compromissos e os prazos estabelecidos.
- Que assimile o Carisma, Espiritualidade e Missão do Instituto Josefino.
- Que Aprofunde e coloque em sua prática pedagógica a pedagogia Josefina.
A relação professor x aluno que o Patronato deseja:
- Baseada na confiança, na afetividade, no respeito mútuo e na colaboração
- Uma interação harmônica entre ambos com companheirismo.
- Profissionalismo e autoridade na relação.
O tipo de aula que o Patronato deseja:
- Dinâmica, envolvente, interessante, participativa e motivadora.
- Contextualizada, interdisciplinar e com conteúdos significativos.
- Planejada, dialógica, criativa e interativa com a utilização dos recursos disponíveis.
- Que explore o talento e o potencial dos alunos, incentivando-os a estudar e a desenvolver suas capacidades.
Como escola Católica, o Patronato inspirando-se no projeto educativo do seu mantenedor, na comunhão eclesial e na civilização do amor deve contribuir com a formação de pessoas direcionando suas ações para:
- O cultivo do espírito em Família;
- Articulação de ações solidárias em benefício da comunidade;
- Vivencia da espiritualidade Cristocêntrica, Mariana, Josefina;
- Sensibilização do olhar voltado para o foco do Carisma: a Criança Perseguida
Depoimentos
O que os pais andam dizendo
ExcelenteCom base em 20 avaliações
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Marina Ary03/02/2021Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Monica Sena01/12/2020Ambiente familiar, agradável, ensino é muito bom. Tudo de bom!!Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Lara Pereira05/03/2020Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Alexandre Júnior16/08/2019Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Francisco Josias31/07/2019Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
David Heridan08/02/2019Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Thaís Oliveira30/01/2019Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Ilvania Noronha10/01/2019Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Marcos Antônio Pinto26/12/2018