Você já ouviu falar sobre os aplicativos educativos? É fato que a tecnologia já faz parte da rotina da maioria dos estudantes, da educação infantil ao ensino médio. A mesma, quando bem aproveitada, pode se tornar uma grande aliada no aprendizado.
Entre os recursos interessantes para aproveitar o que a tecnologia oferece de melhor, os aplicativos educativos entram em cena como um auxílio para complementar o aprendizado.
Tendo isso em mente, e buscando explorar ao máximo as ferramentas tecnológicas em prol do ensino de excelência, elencamos alguns Apps que vale a pena conhecer. Confira só!
1. Ler e contar para quem busca aplicativos educativos para crianças
Disponível para Android e iOS, o aplicativo Ler e Contar pode ser utilizado por pais e professores, especialmente para crianças em processo de alfabetização ou que estão aprendendo operações matemáticas simples.
Por meio dele, o pequeno pode rever conteúdos aprendidos em sala de aula. O App traz, por exemplo, jogos de organização do alfabeto para desenvolver as primeiras sílabas, além de games para resolver operações simples de maneira lúdica e intuitiva.
2. Earth Viewer
Diferentemente da sugestão anterior, o Earth Viewer é indicado para estudantes do ensino fundamental 2 ou do ensino médio. Esse aplicativo permite que os alunos tenham uma visão geográfica abrangente da Terra, através dos seus bilhões de anos de história.
A partir dos recursos disponíveis, portanto, o usuário pode interagir com o globo móvel de maneira direta. Ou seja, explorando as diferentes eras e conferindo as camadas terrestres, a localização atual das cidades, descobertas importantes da paleontologia entre outros.
Vale lembrar que o App também está disponível nas versões iOS e Android.
3. Easy Study entre os aplicativos educativos para jovens estudantes
Entre os aplicativos educativos que você também encontra nas versões Android e iOS, está o Easy Study. Este é um recurso muito interessante para os jovens que estão se preparando para o Enem ou vestibulares.
Nele, o usuário pode criar um plano de estudos personalizado em poucos passos. Assim, é possível acompanhar o progresso nos estudos de acordo com os conteúdos, as matérias e outras tarefas que o próprio aluno estabeleceu como meta semanal.
4. Agenda Escolar
Por fim, vale a pena conhecer o Agenda Escolar. Disponível apenas para Android, essa é uma opção que pode atender estudantes em diferentes fases de desenvolvimento escolar.
Como o nome já diz, por meio do aplicativo, o estudante poderá manter uma agenda de estudos em seu próprio dispositivo eletrônico para organizar seus horários, metas e compromissos. Além disso, o recurso permite definir lembretes para colocar a rotina em dia.
Para quem não conta com o sistema operacional do Google, um aplicativo interessante que pode substituir o Agenda Escolar é o MyHomework, disponível na versão iOS.
Sem dúvidas, o uso das tecnologias é cada vez mais presente, tanto nas salas de aula quanto nos lares como ferramenta de auxílio ao estudo em casa. Nesse sentido, vale a pena ficar atento aos melhores recursos disponíveis para essa finalidade.
Por outro lado, é importante lembrar que os aplicativos educativos são ferramentas de suporte e não substituem a importância de uma educação de qualidade. Nesse sentido, o Colégio Patronato, com sua tradição e experiência no segmento educacional, pode ser um grande aliado para proporcionar um aprendizado de excelência aos estudantes.
Gostou das dicas que o Colégio Patronato preparou para você? Então não deixe de completar a sua leitura e entender melhor como educação e tecnologia estão ligadas!
FONTE
5 aplicativos educativos gratuitos para celular. Melhor escola. Consultado em 02 de agosto de 2022.