A educação infantil é uma peça chave para o aprendizado de nossas crianças e deve ser priorizada.
O mundo está recheado de informações, expressões e linguagens, por isso a educação infantil tem se tornado algo cada vez mais importante. Logo quando as crianças começam a compreender os sons e observar palavras, ela já está entrando no processo de alfabetização.
Entretanto, apenas o ambiente escolar, ou melhor, a educação infantil, é capaz, de fato, de desenvolver a alfabetização da criança. A aprendizagem, neste período, se confunde como brincar, onde cria-se um ambiente fundamental para toda a vida e aprendizado do aluno.
O que é alfabetização de crianças?
Em termos técnicos, a alfabetização consiste na aquisição do domínio de um sistema linguístico na qual desenvolvem as habilidades de escrever, ler e interpretar textos escritos.
O processo se inicia antes da criança entrar na escola, ou seja, dentro de casa. Entretanto, na escola, a criança passa por uma alfabetização sistematizada, com os exercícios e as abordagens pertinentes a sua idade.
Não existe um certo ou errado quando o assunto é a idade certa para a educação infantil.
Quais são as etapas da alfabetização
Quando falamos sobre a alfabetização na educação infantil, toda criança passa por quatro níveis. São eles:
- Pré-silábico: quando a criança começa a reconhecer que a escrita e a fala estão relacionadas;
- Silábico: quando a criança passa a entender sobre a escrita e a fala. A partir daí, ela começar a fazer rabiscos para interpretar as letras da sua maneira;
- Silábico-alfabético: a criança começa a entender que uma sílaba é formada por mais de uma letra. Além disso, passa a se aventurar nessa relação, misturando a lógica;
- Alfabético: quando a criança já entende a ligação da escrita à fala corretamente. Assim, por consequência, consegue reconhecer todos os fonemas, mantendo uma escrita convencional.
Por que a educação infantil é essencial?
A educação infantil e os ensinamentos familiares devem andar lado a lado. Durante o processo de educação infantil a criança desenvolve habilidades, aprende novas vivências e cresce de uma maneira muito mais avançada, no sentido pedagógico.
É por este motivo que nós, do Patronato, garantimos o desempenho de cada aluno integrado aos aspectos envolvidos nas relações de ensino e aprendizagem priorizando uma educação personalizada.
Ou seja, a partir de uma educação humanizada, criamos um contexto ideal para que a criança tenha o melhor processo de alfabetização.
Enfim, se você está pensando em colocar seu filho na educação infantil, mas ainda está em dúvida, afirmamos: essa é a melhor opção para o pequeno. Portanto, entre em contato conosco e entenda mais sobre nossa história e infraestrutura.