Importante para o desenvolvimento infantil, a psicologia escolar apresenta aspectos que fazem parte da aprendizagem, como a afetividade, as emoções e comportamentos.
A psicologia no contexto escolar auxilia no trabalho da equipe e do corpo pedagógico em aspectos necessários para o desenvolvimento dos alunos, melhorando os processos de aprendizagem e ensino.
Ao trabalhar de maneira multidisciplinar, a psicologia escolar desenvolve ações de melhoria e mediação de relações sociais e institucionais.
Além disso, a psicologia escolar apoia os alunos e promove um melhor aproveitamento acadêmico. Ou seja, pontos para que cada indivíduo se torne um cidadão que contribui positivamente para a sociedade.
O que é a psicologia escolar e para que serve?
É a promoção, através do psicólogo escolar e outros integrantes da equipe pedagógica, de práticas e atividades direcionadas aos alunos, professores e funcionários, de habilidades emocionais e sociais para a educação.
A psicologia escolar considera todos os aspectos da educação, com um caráter preventivo. Além disso, ela busca ajustes e mudanças no dia a dia do corpo docente e dos discentes.
Ainda colabora com a saúde da comunidade escolar, com processos de transformação social e pessoal. Portanto, soma conhecimentos aos estilos de aprendizagem, aptidões e interesses individuais dos alunos e da escola.
Quais os objetivos da mesma?
Então, considerando a escola como o espaço específico para o desenvolvimento integral do ser humano, através de estratégias que resultem no impacto social, o objetivo da psicologia escolar é:
- Incentivar a tomada de decisões política aos problemas que afetam a todos;
- Ajudar a escola na concepção de educação, compreensão, além de estabelecer os limites e possibilidades, através do olhar da Psicologia;
- Incentivar a reflexão sobre as ações educativas;
- Compreender a construção da subjetividade em cada ambiente educacional e individual.
Existem muitos mais objetivos que giram em torno do desenvolvimento afetivo e social dos indivíduos. Saiba mais sobre os objetivos educacionais do Colégio Patronato aqui.

Qual a importância da Psicologia Escolar?
De acordo com a Unesco, para que o aluno se desenvolva nos âmbitos cognitivos e sociais, existem alguns aprendizados essenciais, como: aprender a conhecer e a fazer, aprender a conviver e a ser.
A psicologia escolar então se torna essencial para pensar no trabalho de desenvolvimento de múltiplas inteligências e habilidades solicitadas pela sociedade.
Além disso, com o psicólogo escolar, torna-se possível desenvolver avaliações, diagnósticos, intervenções e prevenções de forma mais humanizada e profissional.
Um psicólogo escolar pode, ainda, desenvolver com os alunos trabalhos de orientação profissional e vocacional, além de programas e ações esclarecedoras sobre desenvolvimento humano e familiar.
Enfim, este é um trabalho que ajuda a formar cidadãos com habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Ou seja, pessoas que conseguem aprender valores de direitos e deveres perante a sociedade.
Se você busca um local que conte com a atuação da psicologia escolar, o Patronato é o lugar certo para o seu filho!
Contamos com um corpo docente e uma equipe multidisciplinar, que trabalha sempre revisando as diretrizes educacionais, garantindo o melhor para os nossos alunos.
Agende uma visita e venha conhecer a nossa escola!
Fonte:
O que é psicologia escolar? Educa Mais Brasil. Acesso em 16 de maio de 2022.