Se você está pensando em mudar seu filho de escola nas férias de julho este artigo é para você!
As férias de julho estão chegando e uma dúvida muito comum entre os pais é sobre a mudança de escola dos filhos. Existem muitos motivos que podem levar os pais e também os alunos a quererem uma mudança de escola.
O que considerar antes de mudar de escola nas férias de julho?
Ao cogitar a mudança de escola nas férias de julho, os pais devem sempre ser cautelosos e pensar em um todo, avaliando possíveis impactos que a mudança pode causar no aprendizado e também no emocional do aluno.
É claro, existem situações extremas nas quais a mudança é a melhor solução e, talvez, a única para o momento, como é o caso de uma mudança de cidade. Entretanto, é sempre importante bater aquele papo com a equipe pedagógica, realçando as razões pelas quais a decisão está sendo avaliada.
As férias de julho são o melhor momento?
Muitas vezes, sim! Falando no caráter pedagógico, as férias de julho marcam o encerramento de um ciclo e o início de outro. Portanto, ao mudar de escola neste período, o estudante não corre nenhum risco de perder conteúdos e sofrer para ter de acompanhar a turma na metade do caminho.
Em relação às amizades e adaptação, depende. Alguns estudantes irão querer a comum despedida, já outros não. Tudo dependerá, sobretudo, do motivo da mudança de escola.
Como tornar o processo mais tranquilo?
Com exceção às vezes que a mudança é uma solicitação do aluno, uma mudança de escola pode trazer uma série de dúvidas e receios. É natural se assustar com toda a mudança, afinal, você não conhece ninguém ali, não sabe da rotina, nem o que deve esperar ou não.
Por isso, para tornar as coisas mais leves, vocês, pais, podem tomar algumas medidas que, por mais bobas que pareçam, podem fazer toda a diferença.
Fale sobre os pontos positivos da mudança
Seu filho se sentirá muito mais tranquilo tendo uma visão otimista de toda a mudança. Portanto, realçar as oportunidades que a nova escola tem a lhe oferecer faz toda a diferença.
Envolva o aluno em atividades relacionadas à escola
É fato que a decisão do que é melhor para os filhos cabe aos pais. Entretanto, é super válido incluir o filho, principalmente se ele já for adolescente, em decisões relacionadas à mudança de escola. Fará toda a diferença e manterá o estudante entusiasmado.
Seja paciente
A adaptação envolve toda a família, por isso, é importante manter a sensibilidade e pulso para reagir às mais diversas situações. Paciência em dobro, principalmente se seu filho já for adolescente. Lembre-se o processo precisa ser leve.
Enfim, você está pensando em mudar seu filho de escola nessas férias de julho? Conheça a nossa estrutura e medidas pedagógicas! O futuro do seu filho estará em boas mãos!