Proposta Pedagógica

Somos Escolas Josefinas, de caráter confessional, católica e sem fins lucrativos. Nossa identidade é buscar na Sagrada Família de Nazaré o modelo de verdadeiros educadores, na missão de educar para a vida numa sociedade líquida e sem referencial dos valores éticos e cristãos. Buscamos assumir o jeito josefino de ser. Para isso, nossa Educação é orientada pelos princípios evangélicos, essenciais para a formação integral da pessoa humana contribuindo para a construção de uma sociedade humana, solidária, justa e fraterna. Com entusiasmo e alegria, os educadores e educadoras orientam as crianças e os jovens a crescerem em valores humanos e espirituais cristãos, propondo-lhes o ideal da santidade e o compromisso com a transformação da sociedade. (Const. art.63,§2º) Na fidelidade ao Carisma do Instituto Josefino, os educadores conhecem a realidade de cada educando, procurando dar mais atenção à criança perseguida, acompanhando e orientando a sua família. (Cf. Const. art.63,§3º) Cada educador (a) procura cultivar nos educandos os valores da justiça, da ternura, do amor, da gratidão, da humildade, da tolerância, resiliência, simplicidade, misericórdia e compaixão, valores que são indispensáveis para uma boa convivência na sociedade.Através da assistência individual e personalizada, o educador josefino busca acompanhar e orientar o educando para a participação consciente e para a cidadania, com especial atenção àqueles que necessitam do seu apoio, estímulo e compreensão. (Const. Art.63, § 4º) A comunidade educativa, permeada de amor, deve tornar-se experiência de comunhão e lugar de acolhimento. Os educadores sejam uma presença alegre e amorosa nos espaços educativos, com o espírito cristão da liberdade, da verdade, da justiça e do amor. (Cf. Const. Art.64) O amor, o cuidado e o acolhimento dedicado ao desenvolvimento de cada criança e adolescente é a nosso fim na educação josefina. Sabemos que somos uma pequenina gota no oceano, em meio a tantas propostas tentadoras. E essa pequena porção deve ser forte o suficiente para promover o direcionamento de cada indivíduo. Acreditamos que estamos no caminho certo, caminho árduo, porém gratificante, por ser fonte de vida e esperança em um mundo de tantas tribulações e violência que hora vivenciamos.

 

Nosso Currículo

STI

Do Infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental I, possibilitando ao aluno passar o dia na escola e cumprir todas as atividades curriculares e esportivas.

Funcionamento:

  • Horário: das 7:15min às17:15min (Tolerância de 30 minutos - entrada / saída);

  • 1 almoço;

  • 2 Lanches

  • 2 banhos diários(bebês: quantos banhos forem necessários);

  • Reforço Escolar;

  • Acompanhamento das tarefas diárias;

  • 1 atividade extra(futsal, balé, vôlei, natação ou basquete);

  • Informática recreativa;

  • Recreação.

Coordenação: Adriana Santos de Oliveira

Ensino Fundamental

Com base no lema "Educar é antes de tudo um ato de amor" procuramos despertar em nossos educandos o interesse pelo aprender por meio de uma educação que tem como ênfase os valores cristãos, uma educação voltada para o desenvolvimento integral do aluno. Promovemos atividades que estimulam o pensar, a criatividade e a curiosidade, fatores fundamentais nessa fase de descobertas. Praticar a solidariedade, reconhecer o valor do outro, perceber a presença de Deus, em todas as suas criações, são exercícios vivenciados pelas crianças por meio de atividades que se diferenciam de acordo com o nível que estão cursando.

Coordenação Fundamental I: Neudêmia Porto

Coordenação Fundamental II: Otília Maria 

Ed. Infantil

É nessa fase da formação da criança que ela desperta para o conhecimento humano da natureza e da sociedade. Dessa forma, nós oferecemos aos pequenos a oportunidade de desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma independente, com confiança em sua capacidade e percepção de suas limitações; favorecendo a descoberta e o conhecimento progressivo do seu próprio corpo, suas potencialidades e autoestima, ampliando suas possibilidades de comunicação e interação social.

A escola oferece à criança condições para a aprendizagem que ocorre nas brincadeiras advindas de situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelo adulto. Portanto, propõe para o desenvolvimento da aprendizagem da criança:

  • Condições de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento da capacidade infantil e intelectual da criança;

  • Auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, éticas na perspectiva de contribuir na formação da criança para ser feliz e saudável.

Coordenação: Adriana Santos de Oliveira

Ensino Médio

O nosso desejo é de contribuir com a construção do conhecimento científico, buscando formar cidadãos competentes, críticos, criativos, responsáveis e capazes de fazer a diferença diante de uma sociedade tão competitiva. No Ensino Médio, nosso objetivo é facilitar a aquisição de competências e habilidades. desenvolver atividades que reforcem os aspectos emocional e intelectual. Além, é claro, do nosso empenho para atingir o sucesso ao ingressar nas universidades por meio de:

  • Simulados Enem/Vestibular UECE;

  • Salas Climatizadas;

  • Professores Experientes;

  • Aulas Específicas;

  • Aulões aos Sábados e de Véspera.

 

Coordenação Médio: Luiza Andréa

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • Twitter
  • YouTube

© 2019 por Escola Patronato, Orgulhosamente criado com Manuel Junior

Contate-nos

Tel: (85) 3229-0755

E-mail: informatica@patronatoplbm.com.br

Endereço

Rua Coronel Guilherme Alencar, 121 Messejana Fortaleza - CE, CEP: 60840-340