Apresentação

O Patronato Pe. Luiz Barbosa Moreira é uma instituição educativa fundada pelas irmãs josefinas, comprometida com a formação integral de crianças e jovens, numa perspectiva humano-cristã.

Pertencente ao Instituto Josefino desempenha sua missão na sociedade sob as bênçãos e a proteção de São José, o patrono da igreja universal, assumindo o compromisso de educar com amor, para a responsabilidade, direcionando sua ação pedagógica para a construção de uma sociedade ética, cidadã, participativa e democrática.

Desafiada a atender os apelos contemporâneos, a pedagogia josefina traduz no seu cotidiano, formas novas de existir propondo alternativas que encorajam o protagonismo dos educandos para ler, interpretar e responder criticamente aos desafios e apelos do mundo moderno.

A ação evangelizadora da educação josefina está centrada na pessoa de Jesus Cristo, voltada para seu projeto de vida. Seu objetivo é ser presença acolhedora e libertadora, para contribuir com o resgate da dignidade de inúmeras crianças e jovens e encaminhá-los ao conhecimento de Jesus Cristo, no desejo de construir uma sociedade mais humana e fraterna.

Histórico

Em 1953, na manhã do dia 21 de novembro, a residência das Irmãs Josefinas, localizada à Rua Cel. Guilherme Alencar, 121- Messejana, foi abençoada pelo Vigário da Comunidade, Pe. Francisco Pereira, recebendo o nome de Patronato Pe. Luiz Barbosa Moreira, em homenagem a um dos párocos que muito se empenhou pelas obras sociais daquela época.

Aos 24 de novembro do mesmo ano, passaram a residir nesta comunidade as Irmãs: Maria Luiza Fontenelle, Beatriz Vitorino Dantas, Leda Fernandes e Maria Helena Vasconcelos.

No dia 1º de dezembro de 1954, o Patronato iniciou as atividades educacionais, com o Jardim de Infância e os cursos profissionalizantes para crianças e jovens carentes, dando continuidade com o Ensino Primário.

Por volta do ano de 1961, o Ginásio Artur Bernardes, localizado à Rua Pergentino Maia, próximo ao Patronato, foi assumido pelas Irmãs Josefinas através do Ensino Ginasial.

No decorrer desse processo educativo, as Irmãs Josefinas tomaram como propósito assumir somente as turmas do Pré-Escolar, isso porque Messejana já contava com escolas aptas para atender a faixa etária de 07 a 14 anos; enquanto as crianças de 3 a 6 anos necessitavam de uma educação mais específica. Foram elas que transformaram o Patronato numa entidade exclusivamente de pequeninos, no período de 1976 a 1993. Essa gente pequena tornou-se exigente através dos seus pais. Pediam insistentemente a formação do 1º grau. Conseguiram!

No período de 1994 a 2002, foi implantado o Ensino Fundamental, objetivando continuar seu processo de construção do conhecimento com base na formação da pessoa integral, orientada pelos valores humanos e cristãos. Em 2006, o Patronato dá continuidade a sua trajetória educacional com a abertura do Ensino Médio e, em 2008, com o Pré- Universitário, visando à promoção dos seus alunos nas diversas universidades do Estado do Ceará.

Atualmente, nosso Patronato tem em seu corpo Administrativo o professor Maurício Herculano, Financeiro Suelem Camila Melo, Pedagógico Ir. Maria Expedita Martins, Direção geral Ir. Maria Benedita Souza .

Atualmente, a Escola dispõe de educadores especializados e atende a uma clientela de 2 a 17 anos, que compreende do Infantil II ao Pré-Universitário.

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • Twitter
  • YouTube

© 2019 por Escola Patronato, Orgulhosamente criado com Manuel Junior

Contate-nos

Tel: (85) 3229-0755

E-mail: informatica@patronatoplbm.com.br

Endereço

Rua Coronel Guilherme Alencar, 121 Messejana Fortaleza - CE, CEP: 60840-340