Entender melhor os pontos positivos que uma escola particular tem a oferecer para o seu filho é algo essencial.
Provavelmente, se você está prestes a matricular seu filho em uma instituição de ensino, deve ter ouvido falar o ditado que escolha particular é melhor que escola pública. Essa discussão rende assunto e é claro que nós não poderíamos deixar de falar sobre ele.
Será que escola particular é realmente a melhor opção? Separamos alguns motivos que responderão muito bem essa pergunta. Vamos lá?
1 - A quantidade de alunos da escola particular é um ponto
A quantidade de alunos por sala de uma escola privada é bem menor se comparado ao de uma escola pública. Portanto, desenvolver e estimular a aprendizagem dos alunos se torna algo muito mais possível e eficaz.
Não é novidade que conseguir trabalhar com 30/40 alunos em uma sala de aula é um desafio e tanto. Assim, mediante a cada aluno com sua dificuldade, o aprendizado se torna defasado. Por esse motivo, a escola privada garante alguns pontos a mais.
2 - Modelo de ensino diferenciado
Uma coisa é certa: o modelo de ensino tem que ser analisado pelos pais. Isso porque existem vários modelos de ensino nos quais as escolas tanto públicas como particulares são livres para adotar. Neste cenário, os mais comuns são o ensino tradicional (professor detentor do saber/aluno só copia) e ensino construtivista (professor mediador do ensino-aprendizagem/aluno constrói o próprio conhecimento).
No geral, podemos ver mais professores construtivistas nas escolas particulares do que nas escolas públicas. O motivo? É que o modelo sócio construtivista de ensino pode ser melhor trabalhado com números reduzidos de alunos. Isso porque o professor dá uma atenção a mais para o desenvolvimento de atividades, mediando a construção do conhecimento do aluno.
O fato, em uma escola pública, é muito mais difícil de acontecer. Portanto, as escolas particulares também ganham um ponto a mais.
3 - A infra-estrutura de uma escola particular também chama a atenção
Este ponto depende muito de uma gestão eficiente! Na rede privada conta-se com um orçamento mensal, vindo das mensalidades pagas dos alunos. Já na escola pública o governo é quem manda um valor mensal para a escola.
A diferença está totalmente na gestão. Normalmente as escolas particulares investem uma parte do orçamento para garantir uma melhora na escola, tendo cada vez mais um ambiente favorável de ensino-aprendizagem. Entretanto, nas escolas públicas não vemos tantas mudanças no decorrer do ano, ou, quase nenhuma. Portanto, este quesito também garante um ponto a mais para as escolas privadas.
4 - Atividades extra curriculares
As atividades extra curriculares fazem toda a diferença para a educação e isso é algo que ninguém pode negar. Entretanto, só as vimos em escolas particulares. As instituições garantem diversas atividades, como Judô, Ballet, Robótica, Informática, dentre outros.
Estes são cursos que poderiam ter uma escola pública, assim como acontece com algumas, nas quais oferecem cursos profissionalizantes. Entretanto, as escolas públicas que contam com este diferencial são exceções.
Dessa forma, por garantir cursos que completam o currículo do aluno o ponto vai para a escola particular. Entretanto, destacamos, não estamos generalizando.
Enfim, viu só como matricular seu filho em uma escola particular pode trazer benefícios para o seu crescimento educacional e profissional? Pese cada tópico na balança e garanta o melhor para o seu filho!
Gostou? Aproveite para conhecer mais de perto nossa infra-estrutura e nosso sistema educacional.