Atualmente, as habilidades socioemocionais vêm ganhando cada vez mais visibilidade. Essas aptidões emocionais facilitam as relações humanas e a convivência consigo mesmo, o que gera bons resultados individuais e coletivos.
Mas isso não se limita apenas à vida madura. Quer dizer, é muito bom um adulto conseguir lidar com desafios e com suas emoções. Mas, não seria melhor ainda se ele tivesse começado a desenvolver essas capacidades desde a infância?
Os ganhos ao adquirir e aprimorar essas habilidades vão desde um melhor aprendizado acadêmico até uma melhor relação com a família. Eles podem ser vistos em todos os âmbitos da vida.
O lugar ideal para o contato e evolução dessas habilidades não é somente o lar, mas também a escola, com o auxílio do pedagogo. Continue a leitura para saber mais sobre como essas habilidades influenciam no aprendizado das crianças.
O que são as habilidades socioemocionais?
As habilidades socioemocionais, apesar do termo incomum de se ouvir, são características humanas conhecidas e desejáveis, como:
- capacidade de lidar com as adversidades;
- saber conversar com o próximo;
- entender e controlar os sentimentos.
Essas habilidades, que incluem, entre outros, a criatividade, empatia, proatividade e autoconhecimento. Estes, então, contribuem muito para um amadurecimento emocional e administração do cotidiano e adversidades que o envolvem.
Se desenvolvidas desde a infância, melhoram a capacidade de aprendizado das crianças, a partir do momento em que permitem melhor compreensão de si mesmo e do próximo. Mas, como isso acontece na prática?
Como as habilidades emocionais influenciam o aprendizado escolar?
São muitas as características emocionais inteligentes. Assim, alguns exemplos são:
- autoconhecimento
- paciência
- perseverança
- comunicação
Problemas e frustrações acontecem em todas as etapas da vida e saber lidar com elas é essencial. Além disso, crianças também possuem rotinas a serem cumpridas, o que envolve organização e planejamento.
O autoconhecimento facilita a conciliação das atividades propostas, como escola, esporte e brincadeiras. Isso, portanto servirá de grande ajuda na fase adulta também, porque o indivíduo vai saber qual o seu limite e até onde pode ir, emocional e fisicamente.
Paciência e perseverança, quando estimuladas, geram foco. Foco para aprender, não desistir e conseguir fazer uma lição de matemática que parecia impossível, por exemplo, ou tentar passar no vestibular por mais um ano.
A comunicação também não pode ficar de fora. Quando estimulada desde a infância, facilita a desenvoltura do indivíduo no sentido de saber se expressar, buscar oportunidades e não deixá-las passar.
Com essa habilidade, a criança não vai ficar sem entender uma matéria por falta de levar sua dúvida até o professor, por exemplo. Além disso, também não deixar guardada nenhuma boa ideia pensada para um trabalho em grupo.
É necessário falar sobre as habilidades socioemocionais
Por fim, é importante pontuar que a implementação do desenvolvimento das habilidades socioemocionais significa incentivar o surgimento e aprimoramento de determinadas características.
Isso, portanto, com o intuito de ajudar o indivíduo a atravessar problemas e lidar com frustrações de forma tranquila.
Então, a melhor hora para começar a falar dessas habilidades é na infância, quando a pessoa está começando a formar seu caráter e personalidade. Assim, esse indivíduo terá mais tempo para evoluir e trabalhar seus melhores atributos e buscar desenvolver aqueles que ainda não possui.
O Colégio Patronato possui um quadro de profissionais e materiais didáticos prontos para incentivar em seus alunos as habilidades socioemocionais necessárias para ajudá-los em todas as fases da vida, gerando mais bem-estar e melhor aprendizado.
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FONTE
O que são habilidades socioemocionais? Educador 360. Consultado em 06 de julho de 2022.