Livros infantis são indispensáveis para acelerar o desenvolvimento da alfabetização. Isso porque, sem a prática diária da leitura, a criança demoraria muito mais para ser plenamente alfabetizada.
Outro fato conhecido, é que o exemplo é o melhor modo de ensinar. Mas não adianta os filhos verem seus pais lendo livros complexos, se eles mesmos não tiverem contato com livros infantis, adequados à sua idade.
Mas sabemos que escolher dentre tantas opções de livros infantis existentes, pode ser uma tarefa difícil para os pais.
Foi pensando nisso, que preparamos esse post, que vai te ajudar a entender o que avaliar antes de decidir qual livro infantil vai trazer estímulos positivos para a criança.
Entenda o nível de dificuldade dos livros infantis
Antes de mais nada, você vai precisar entender o nível de desenvolvimento da criança no que diz respeito à linguagem e a leitura.
De um modo geral, verificar a indicação por faixa-etária do livro infantil em questão pode ajudar a entender se aquele livro é uma boa escolha para seu filho ou não.
Geralmente, para as crianças de até 3 anos, recomenda-se dar preferência a livros com frases menores, linguagem mais simples, e pouco texto por página.
Aquelas que estão sendo alfabetizadas já podem ser apresentadas a histórias mais longas, com alguns blocos maiores de texto, e uma linguagem um pouco mais complexa.
Mas, para ter certeza mesmo, o ideal é que você sempre acompanhe o desenvolvimento do seu filho para entender em que nível ele se encontra, e ter maior assertividade na hora da decisão.
Isso porque, nenhuma criança é igual a outra. Algumas evoluem mais rápido, e outras, mais devagar. Você precisa conhecer o seu filho para saber qual é o caso específico dele.
Confira as ilustrações do livro
Procure sempre expor seus pequenos a ilustrações de diferentes estilos: estilizadas, realistas, minimalistas, simbólicas…
Um livro infantil que seja bem ilustrado, apresenta à criança uma experiência estética enriquecedora.
Essa experiência estética, irá permear a imaginação da criança com diferentes influências, e enriquecerá seu repertório, estimulando nela o prazer pela leitura.
Mais uma vez aqui, vale prestar atenção também na idade da criança na hora de escolher o livro infantil mais adequado.
Crianças de até 2 anos de idade, vão se interessar mais se a ilustração tiver desenhos em cores vibrantes e contrastantes. Isso porque nessa idade, a visão dela ainda está se desenvolvendo, e essas cores chamam mais atenção.
Para que, durante a leitura, a criança crie associações entre palavras e imagens, é bom reparar também se as ilustrações, e o texto estão coordenados entre si.
Conheça a obra do autor
Essa é uma tarefa indispensável, quando falamos em escolher os melhores livros infantis. E convenhamos que hoje em dia, graças à tecnologia, essa tarefa é muito fácil.
Em poucos minutos, você pesquisa o nome do autor na internet e acha todas as obras dele. A partir daí você pode verificar se aquele autor realmente preza pela qualidade literária, e se já fez livros voltados ao público infantil.
Estando de posse dessas informações, fica muito mais fácil entender se aquele livro infantil é adequado para o seu filho ou não.Gostou das nossas dicas sobre livros infantis? Então entre em contato conosco e saiba como o Colégio Patronato pode ajudar na formação do seu filho!