Você sabe qual é a relação entre educação e tecnologia?
Hoje, as crianças e os adolescentes aprendem de uma maneira diferente. Isso acontece devido ao surgimento de novos recursos. Além disso, os pais têm o desafio de ensinar aos filhos maneiras de usar essas novidades de uma forma mais produtiva.
Da mesma forma, existe uma preocupação quando se trata de ensinar habilidades e competências para aprender a lidar com os desafios do futuro.
Para mostrar como a educação e a tecnologia podem trabalhar em conjunto, nós, do Colégio Patronato, preparamos este artigo.
Educação e tecnologia nos dias de hoje

A pandemia mostrou que educação e tecnologia são poderosas ferramentas para a aprendizagem. Isso porque surgiu a necessidade de utilizar novos meios para garantir o aprendizado e a participação dos alunos nas aulas.
Logo, a tecnologia se tornou um meio de aumentar o interesse dos alunos.
Do mesmo modo, essa novidade ajuda os professores a inovarem na hora de planejar as aulas. Assim, eles podem criar tarefas e desafios específicos para cada aluno. Assim, o conhecimento será consolidado de forma mais agradável para os mais jovens.
De acordo com a International Society for Technology in Education (Sociedade Internacional de Educação e Tecnologia) existem várias formas de aliar educação e tecnologia.
Alguns exemplos dessa combinação usada como ferramenta de aprendizagem são as aulas online, podcasts, vídeos e até mesmo os jogos na sala de aula.
Como a tecnologia influencia na educação?
Além de oferecer aulas divertidas e produtivas para os alunos, a tecnologia ajuda a desenvolver habilidades importantes para o futuro. Isso porque ela ensina para as crianças algumas competências essenciais.
Por exemplo, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe, a criatividade e também o senso de colaboração.
Do mesmo modo, os alunos podem usar a tecnologia para dar asas à criatividade, de modo a enxergarem os problemas de forma diferente. Assim, as crianças e adolescentes criarão novas soluções para vários tipos de problemas.
Essas novas ferramentas também ajudam a incentivar os alunos. Isso porque elas aproximam os professores da realidade vivida pelos alunos. Além disso, os jogos aliados às aulas são uma forma de incentivar a comunicação entre os alunos.
Assim, eles compartilharão ideias e, juntos, chegarão a soluções para as tarefas.
Por outro lado, os jogos fazem com que as crianças coloquem o aprendizado em prática.
Por exemplo, tarefas de matemática e ciências podem ganhar vida. Principalmente quando acrescentadas aos meios digitais. Assim, os alunos ficarão mais interessados pelo conhecimento.
Como fazer elas andarem lado a lado?
Hoje, o papel das escolas é fazer com que os alunos usem os recursos com os quais têm afinidade para aprender. Assim, as aulas se tornarão mais interessantes e ao mesmo tempo mais produtivas.
Juntamente com essas vantagens, os jovens estarão preparados para lidar com os desafios do futuro.
Para conhecer a nossa ideia de unir educação e tecnologia na sala de aula, entre em contato conosco. Você será atendido por nossa equipe e saberá de que forma podemos contribuir para a formação dos seus filhos.
Fonte:
Educadores e tecnologia. Iste. Consultado em 14 de junho de 2022.