Você já ouviu falar sobre a educação 4.0? Com tantos avanços tecnológicos, nas mais diversas áreas, é natural que o processo de aprendizado também seja repensado. Assim, a educação 4.0 entra em cena inserindo novas tecnologias no ambiente educacional.
Assim, cabe às instituições de ensino introduzirem conceitos como inteligência artificial, impressão 3D, programação, robótica e outros temas. Dessa forma, essas tecnologias poderão contribuir para a construção do saber e da aprendizagem.
Então, conheça os principais aspectos dessa transformação neste artigo. Boa Leitura!
O que é a educação 4.0?
A educação 4.0 é um conceito em que a tecnologia estará presente em muitos aspectos do processo de aprendizagem. Mas, acima de tudo, reflete a convicção de que o aluno passará a ter maior participação na construção do próprio conhecimento, deixando de ser apenas um expectador.
O termo educação 4.0 surgiu como referência à Quarta Revolução Industrial, que é pautada pela transformação digital das empresas, como a chegada do 5G, inteligências artificiais e a Internet das Coisas.
Quais os recursos utilizados na educação 4.0?
Para que a união da educação e tecnologia seja proveitosa, as escolas precisam investir em recursos apropriados que favoreçam o aprendizado de crianças e adolescentes. Confira a seguir algumas das ferramentas utilizadas.
Realidade virtual
Usando a realidade virtual, os estudantes podem aprender os conteúdos de uma forma imersiva. Ou seja, o aluno pode ter um contato muito mais realista com ambientes e lugares, como caminhar por uma savana africana ou explorar a superfície da Lua, por exemplo.
Gamificação
A gamificação nada mais é do que transformar uma atividade escolar em um jogo. Ou seja, os alunos aprendem o conteúdo de forma interativa, participando ativamente do desenvolvimento e da busca pela solução, mesmo durante o processo de alfabetização.
Realidade aumentada
Por fim, diferente da realidade virtual, na realidade aumentada as interações dos estudantes acontecem no mundo real, mas com o auxílio de tecnologias que permitem que o digital amplie e melhore a experiência dos alunos. Sendo que elas podem acontecer por meio de sons, imagens projetadas, hologramas etc.
Mas, quais os benefícios da educação 4.0?
É fato que a transformação digital já tem forte influência sobre nossa sociedade e terá um impacto ainda maior nas próximas gerações.
Muito se fala sobre os aspectos negativos da superexposição às tecnologias atualmente. Entretanto, não há como negar que elas podem impactar positivamente o processo de aprendizagem.
Estimula a criatividade
A educação 4.0 tem como premissa usar a tecnologia para ensinar o aluno a aprender. Isso, portanto, desenvolve no aluno a capacidade de encontrar soluções criativas para situações-problema.
Deixa o aprendizado mais prazeroso
Por ser uma linguagem mais atrativa para crianças e adolescentes, justamente porque já nasceram em contato com a tecnologia, o processo de aprendizado torna-se mais interessante e prazeroso.
Permite desenvolver as chamadas soft skills
Na educação 4.0 são desenvolvidas algumas habilidades socioemocionais importantes para a vida do aluno, tanto no aspecto escolar quanto para o seu futuro no mercado de trabalho:
- liderança;
- letramento digital;
- trabalho em equipe;
- empreendedorismo;
- inteligência emocional;
- pensamento crítico.
Enfim, a educação 4.0 já é uma realidade e estará cada vez mais presente no futuro das instituições de ensino. Claro que implementá-la não é uma tarefa simples, contudo, a união e o preparo de pais, professores e coordenadores pode superar qualquer eventual desafio.
Conheça um pouco mais sobre a importância da infraestrutura de ensino nesse artigo que aborda o assunto.
FONTE
Educação 4.0: mais que um conceito. Tecnologia educacional. Consultado em 20 de julho de 2022.