Você sabia que estimular a criatividade das crianças permite que elas cresçam e se tornem adultos com mais facilidade para resolver desafios e criar coisas novas? Sem dúvidas, a criatividade é uma das qualidades mais importantes no desenvolvimento das crianças.
Por isso, é vital que você proponha atividades e experiências lúdicas para despertar este sentido no seu filho. Para te ajudar, trouxemos 5 dicas que irão te auxiliar nessa jornada em família. Confira!
1 – Brincar em contato com a natureza é uma grande forma de estimular a criatividade
Pesquisas realizadas pelo Instituto Alana, junto com a Fundação Bernard Van Leer e o WWF-Brasil, afirmaram que o contato com a natureza fez a diferença na rotina das crianças na pandemia.
Entre as famílias entrevistadas, 93% afirmaram que brincar ao ar livre deixou as crianças mais felizes e ativas mental e fisicamente, evitando problemas como a ansiedade infantil.
Além destes benefícios, o contato com a natureza estimula a criatividade nas crianças. Flores, pequenos animais, nuvens, tudo é capaz de se tornar uma grande fantasia.
Uma ótima ideia é ensinar a criança a cultivar uma mini-hortinha. Não há nada de mal em deixar as crianças brincarem com a terra, inclusive, a ideia pode ser uma grande oportunidade para estimular a experiência sensorial das crianças
2 – Estimular o contato com a arte
A arte é uma das principais formas de expressão humana. Desde a antiguidade, os homens sempre sentiram a necessidade de expor suas emoções e seu dia a dia por meio da pintura.
Por isso, invista no contato com as diversas formas de arte. Estimule seu filho a desenhar, pintar, fazer recortes e colagens, ou qualquer outra expressão artística.
Para que a criatividade das crianças seja realmente ampliada, não tente controlar a imaginação do seu filho.
Por exemplo, não direcione a criança para desenhar de determinada forma ou usar determinada cor. Deixe que ela aflore os sentidos e se permita a criar coisas novas.
3 – Criar histórias novas também é uma forma de estimular a criatividade
Com certeza, o contato com histórias e livros trazem diversos benefícios cognitivos na educação infantil. Mas vale ir além disso! Assim, busque trazer a imaginação dos pequenos, permita que eles criem suas próprias histórias.
Para estimular a criatividade, proponha uma brincadeira diferente: comece uma história fictícia e encoraje a criança a dar continuidade à história.
Deixe que ela crie novos personagens, novos mundos, sem medo. Dessa forma, ela aprenderá que nada precisa ser engessado ou sempre do mesmo jeito.
4 – Brincar de teatrinho
Uma atividade super divertida para estimular a criatividade é fazer um teatro em família. Busque reunir todo mundo em casa para criar uma peça de teatro. Deixe que seu filho escolha os personagens principais e o cenário. Permita que ele crie as próprias falas também.
Se for um pouco difícil começar a peça, inspire-se em algum filme, livro ou desenho que ele goste muito. Em seguida, é só deixar que a criança explore coisas novas.
Além disso, uma boa forma de estimular ainda mais a criatividade infantil, é incentivar as crianças a criarem fantasias para se vestir. Como, por exemplo, inventar um novo super-herói ou um novo personagem. Enfim, as possibilidades são muitas.
5 – Um tempo livre é ideal para estimular a criatividade
Só encher a rotina das crianças de compromissos ou cursos não é o ideal. Assim como é importante manter os estudos das crianças, também é vital que elas tenham um tempo livre para seus hobbies.
Permita que seu filho tenha uma tarde sem obrigações ou compromissos, onde ele possa criar seus próprios hobbies naturalmente.
Manter um certo tempo ócio também é saudável, e ajuda a criança a ter mais autoconhecimento. Portanto, dê um espaço para que seu filho acione a criatividade sem tantas regras.
Enfim, agora que você já sabe um pouco mais sobre como estimular a criatividade das crianças, aposte nas atividades que indicamos e deixe a criatividade do seu filho rolar! Os benefícios futuros são diversos!
Quer aprender outras dicas que ajudem no desenvolvimento do seu filho? Então, leia nosso outro artigo sobre como se divide o processo de aprendizagem infantil.
Fonte:
Criatividade infantil: 5 atividades para estimular os pequenos Instituto Neurosaber. Acesso em 28 de julho de 2022.